20 JAN 2022
MÁSCARAS DE PROTEÇÃO CONTRA COVID-19 NÃO PODEM SER DESCARTADAS NAS RUAS
A pandemia do Coronavírus, transmissor da Covid-19, trouxe uma série de mudanças no cotidiano das pessoas, sendo uma das mais importantes delas o uso das máscaras de proteção, o que não era comum no Brasil.

Nesse cenário atípico de pandemia, é normal não sabermos como realizar o descarte de máscaras da forma correta, razão pela qual, muitas pessoas a jogam desordenadamente no lixo ou mesmo nas vias públicas, como tem ocorrido em Guarda-Mor.

O descarte desse tipo de material deve seguir alguns procedimentos para a segurança de terceiros, visto que a máscara pode estar infectada e contaminar os profissionais que trabalham na limpeza pública.

Segundo orientações do próprio site do Ministério da Saúde, os passos para o descarte correto de máscaras (incluindo as de pano) são os seguintes:

PASSO 1: Tire cuidadosamente a máscara pelo elástico. Não se esqueça de prestar atenção para não encostar a mão na parte da frente do material

PASSO 2: Coloque em uma sacola plástica separada especificamente para reservar máscaras.

PASSO 3: Quando a sacola de máscaras estiver atingindo aproximadamente ⅔ de sua capacidade total, feche e coloque-a dentro de outra sacola mais resistente.

PASSO 4: Escreva de forma bem legível uma identificação na sacola, alertando sobre seu conteúdo.

PASSO 5: Jogue a sacola juntamente com resíduos orgânicos. O objetivo principal nesse passo é evitar que catadores tenham algum tipo de contato direto com o material.

Colabore com a limpeza pública e a prevenção contra a Covid-19. Descarte suas máscaras corretamente.