10 NOV 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
PEQUENOS PRODUTORES RURAIS JÁ FORAM BENEFICIADOS COM MAIS DE 1.500 HORAS/MÁQUINAS DE SERVIÇO
Desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente já beneficiou pequenos e médios produtores rurais com mais de 1.500 horas/máquinas de serviço para o preparo do solo, como: aração, gradiação e aplicação de calcário, além de auxílio no trabalho de silagem.

O atendimento é feito por intermédio das nove associações rurais de Guarda-Mor, que representam mais de 200 agricultores familiares. “São famílias que possuem propriedades com potencial de produção, mas precisam de incentivo para empreender suas atividades e a gente procura fazer a nossa parte”, esclareceu o vereador licenciado Igor Buriti, que responde pela pasta.

Além de dois tratores e implementos agrícolas, a secretaria também dispõe de uma retroescavadeira para construção de bolsões e barraginhas de contenção das águas pluviais – que evitam erosões nas propriedades – e poços para piscicultura.

Ao mesmo tempo em que protegem a terra, os bolsões e as barraginhas preservam o ecossistema e servem de bebedouros para bovinos, equinos e animais silvestres. Já os poços de piscicultura proporcionam uma nova alternativa de renda com a criação e o comércio de peixes.

Outro serviço oferecido aos agricultores familiares é o frete a baixo custo de calcário, que chegou a 50 viagens no período de preparo do solo. “Neste primeiro ano de governo, estamos procurando atender a todos na medida do possível, mas o prefeito Zé Bétio já se comprometeu a melhorar a estrutura da nossa secretaria para fazermos ainda mais no ano que vem”, afirmou o secretário Igor Buriti.

MEIO AMBIENTE

A preocupação com a destinação final do lixo levou a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente a tomar algumas medidas visando reduzir o impacto ambiental com o descarte de resíduos no meio rural.

Para isto, foram instalados pontos de coleta seletiva na Vila Santo Antônio e no povoado de Buriti, onde o lixo doméstico e os materiais descartáveis, sujeitos a reciclagem, passaram a ser recolhidos duas vezes por semana, o que não ocorria anteriormente.