Graças aos investimentos do governo municipal, Guarda-Mor é, proporcionalmente, uma das cidades da região com o maior número de profissionais especializados para atendimento local na área da saúde.
A população da cidade conta atualmente com atendimento médico de Urologista, Cardiologista, Ginecologista, Ortopedista, Pediatra e três médicos de Clínica Geral nas unidades dos PSFs.
O quadro de profissionais especializados da Secretaria Municipal de Saúde também é composto de quatro Fisioterapeutas, duas Psicólogas, um Nutricionista, um Educador Físico e duas Fonoaudiólogas, além de três Enfermeiras da Atenção Básica.
Para manter o atendimento diário no Hospital Municipal, em regime de 24 horas, o sistema da escala de plantões da unidade hospitalar funciona com 16 médicos plantonistas.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Gilmar Antônio da Silva, apesar do alto custo que isso representa, o prefeito Zé Bétio prioriza e valoriza a qualidade do serviço público de saúde e faz questão de manter esse importante quadro de profissionais no município.