06 JUN 2023
Departamento Municipal de Cultura realiza Encontro Anual com Fiandeiras
O Encontro Anual de Fiandeiras acontece tradicionalmente em Guarda-Mor com o objetivo de salvaguardar e proteger um importante Patrimônio Cultural Registrado que é o Modo de Fiar e Tecer.

A fiação e a tecelagem eram práticas muito comuns no cotidiano dos nossos antepassados, e relembrar tais técnicas que eram passadas de geração em geração nos lares das famílias faz com que a população guardamorense lembre com nostalgia tais ensinamentos e vivências. Assim como em todos os anos, o Departamento Municipal de Cultura contou com o apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, que ofereceu anuência para a utilização dos recursos do FUMPAC (Fundo Municipal do Patrimônio Cultural) em toda organização do evento.

Além disto, o Prefeito José Dias de Oliveira também ofereceu seu apoio para a realização do tradicional evento, entendendo o quão importante é a manutenção e salvaguarda deste saber. Neste ano, em especial, o Departamento Municipal de Cultura contou com a parceria da Escola Estadual Dr. Antônio Ribeiro que abrilhantou a noite com algumas apresentações de seus alunos, em homenagem ao Dia das Mães; a presença de todo corpo discente e docente da escola também foi fundamental para o sucesso do evento.

Toda comunidade presente pôde interagir com as fiandeiras, detentoras do saber de fiar, e com a tecelã Almira trazida da cidade de Paracatu para expor e repassar seu saber. Ao final da noite, a comunidade também contou com a degustação de um delicioso caldo produzido pelas ASBs da Escola Estadual Dr. Antônio Ribeiro.

O Departamento Municipal de Cultura também contou com a parceria de toda equipe da Biblioteca Pública Municipal Professor Caetano De Faria, que auxiliou em toda organização do evento, além de ceder o espaço para suporte na noite escolhida.

Texto: LEILANE FLORES - HISTORIADORA
fotografias: Rosângela Bianchi e Joelma de Castro