09 SET 2022
UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE REALIZARAM MAIS 9.700 ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conhecidas antigamente como Centros de Saúde, Postos de Saúde e Clínicas da Família, são a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS).  Cada UBS é responsável pela assistência à saúde de uma população definida de um setor urbano ou rural.

Conforme relatório da Secretaria Municipal de Saúde, as três UBSs de Guarda-Mor, que atendem as populações dos bairros JK, Vinháticos e das comunidades rurais, realizaram 9.702 atendimentos no primeiro semestre deste ano.

De janeiro a junho de 2022, as unidades realizaram 2.729 atendimentos médicos, 6.257 atendimentos individual e 716 atendimentos odontológicos individuais, além de 7.695 procedimentos individualizados, como aferimento de pressão arterial, curativos, injeções e testes de glicemia, dentre outros.

No mesmo período, as equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das duas UBSs também realizaram 8.984 visitas domiciliares e 6.174 cadastros individuais, procedimentos para acompanhamento de saúde da população.

De acordo com o secretário de Saúde Gilmar Antônio, a atuação dos profissionais das UBSs conta com incentivo do prefeito Zé Bétio e total apoio do governo municipal, que não mede esforços para que todos os cidadãos tenham acesso gratuito aos serviços de saúde na cidade e no meio rural.