08 AGO 2022
CRAS PROMOVE O ENGAJAMENTO DA SOCIEDADE À CAMPANHA AGOSTO LILÁS
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), de Guarda-Mor, aderiu à campanha Agosto Lilás, que este ano comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha, para reforçar o enfrentamento da violência contra as mulheres no município. A abertura oficial da campanha acontecerá na quarta-feira, dia 11, na Câmara Municipal, com início às 18h30 e palestra ministrada pela advogada Leila Machado.

Conforme a coordenadora do CRAS, Lucimara Fraga, várias ações foram programadas para chamar atenção da população, como entrevistas na rádio, apresentação de vídeo sobre o tema, distribuição de folders e cartazes, palestras com o graduando em Psicologia, Amador Nogueira, para alunos da Escola Estadual Dr. Antônio Ribeiro e uma blitz sócio informativa, que aconteceu na manhã deste domingo (7).

Atuando no sentido de assegurar a defesa dos direitos das mulheres, o órgão promove o engajamento da sociedade na campanha como forma de protegê-las do preconceito e das agressões que vêm sofrendo nos últimos anos em todo o país.

Para se ter uma ideia, Minas Gerais conviveu com praticamente um caso de feminicídio tentado ou consumado a cada dia de 2022. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foram 161 registros entre janeiro e junho deste ano, dos quais 71 levaram à morte de uma mulher.

Além de dar apoio psicológico e orientar vítimas de preconceito, agressão, assédio moral ou sexual, o CRAS/Guarda-Mor orienta a população a denunciar os agressores, uma vez que a Lei Maria da Penha, base da Campanha Agosto Lilás, foi criada justamente para conter a violência contra as mulheres e punir essa prática inaceitável de crime.