29 JUN 2022
NÚMERO DE CASOS NOTIFICADOS EXIGE ESFORÇO CONJUNTO NO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE
Ação contra dengue na Escola Estadual Prof. Antônio Ribeiro
Diante do crescimento dos casos de dengue em todo o estado e também nas cidades da região, a Secretaria de Saúde de Guarda-Mor está ainda mais empenhada no combate ao Aedes Aegypti.

Os agentes da Divisão Municipal de Vigilância Epidemiológica prosseguem com as visitas domiciliares para orientar a população e fazer os procedimentos de inspeção nas residências e estabelecimentos comerciais da cidade.

Conforme levantamento do órgão, o município já registrou 46 casos notificados de dengue desde o início deste ano até a última segunda-feira, dia 27. Foram 11 casos confirmados, 16 descartados e 19 sem justificação, ou seja, ainda aguardando resultado de análise laboratorial.

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando várias ações visando conter a disseminação da dengue na cidade. Recentemente, o órgão promoveu uma palestra na escola estadual Professor Antônio Ribeiro buscando o engajamento dos estudantes no trabalho de conter a proliferação do mosquito transmissor da doença. Outras ações com o mesmo objetivo também ocorreram nos demais estabelecimentos de ensino.

No início deste mês, a Divisão de Serviços Urbanos encerrou o Mutirão de Limpeza e Combate a Dengue, com foco na retirada de lixo e materiais descartáveis de lotes vagos e domicílios, principalmente objetos que podem acumular água e servir de criatório para o mosquito da dengue.

O mutirão aconteceu na cidade e nas vilas Santo Antônio e Buriti, resultando na coleta e retirada de quase 20 caminhões de lixo e materiais que foram descartados de forma adequada, conforme determina a legislação ambiental.

A batalha contra o Aedes Aegypti exige o esforço conjunto dos profissionais de saúde e de toda a comunidade, para que a população não fique exposta ao risco de dengue, Zica e Chikungunya, doenças que causam graves sequelas e podem até matar. Todos sabem onde mora o perigo. Todos podem evitá-lo. Contribua para a contenção da dengue em Guarda-Mor.