27 MAI 2022
ENCONTRO ANUAL EXALTA TRADIÇÃO DAS FIANDEIRAS DE GUARDA-MOR
A Prefeitura de Guarda-Mor, através da SEMEC e do Departamento Municipal de Cultura, promoveu nesta quinta-feira (26) o Encontro Anual de Fiandeiras 2022, evento realizado no Salão da Terceira Idade, que exaltou as mulheres que cultivam a tradição dessa arte cultuada ao longo da história do município. Assista vídeos do evento aqui.

Para Rosângela Bianchi, coordenadora do Departamento Municipal de Cultura, “o Encontro de Fiandeiras é um momento especial para que a população guardamorense tenha a oportunidade de vivenciar a arte de fiar e tecer, que faz parte do patrimônio imaterial do município e necessita ser preservado para que as futuras gerações não percam sua identidade e valorizem os saberes e fazeres da nossa gente”.

O evento contou com o apoio do prefeito Zé Bétio e seu vice Tiago Santin, que incentivam o trabalho das fiandeiras para que essa importante tradição seja mantida e tenha continuidade como uma das mais importantes expressões da cultura local.

Atualmente, o município conta com um grupo de aproximadamente 15 mulheres, que além de promover a tradição das fiandeiras de Guarda-Mor na região, também transformam sua arte em uma alternativa de renda para reforçar seus orçamentos, negociando as peças que produzem.