08 JAN 2022
MACACO MORTO INDICA RISCO DE FEBRE AMARELA EM GUARDA-MOR
Um macaco morto, encontrado no último domingo, dia 2, na região da zona rural do entorno da cidade, indica risco de febre amarela em Guarda-Mor, conforme alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Franciele Marra.

Cumprindo o protocolo de procedimentos sanitários, o animal, que é hospedeiro da febre amarela, foi enviado para análise ao laboratório da FUNED/Uberaba, com objetivo de diagnosticar se ele morreu em decorrência da doença, o que comprovaria provável existência do mosquito transmissor na região.

Ao mesmo tempo, agentes epidemiológicos fizeram uma varredura na região onde o animal foi encontrado para verificar se os moradores estão em dia com a vacinação contra a febre amarela.

Para a população adulta, é obrigatória pelo menos uma dose da vacina contra a febre amarela. Adultos que já receberam uma aplicação não precisam mais tomar dessa vacina. Na população infantil até 5 anos, recomenda-se uma dose aos 9 meses e outra aos 4 anos.

Franciele Marra ressalta que a vacinação contra a febre amarela é essencial para a população em geral, mas principalmente para os moradores do meio rural. Ela lembra que o imunizante é disponibilizado gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde e convoca todos a se vacinarem contra a doença.
© Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia
Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022