15 DEZ 2021
GUARDA-MOR RECEBE NOTA 10 NA CLASSIFICAÇÃO DO ICMS TURISMO
Guarda-Mor recebeu nota 10 na classificação do ICMS Turismo, conforme avaliação da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR-MG), relativa aos anos 2020/2021, o que garante repasses maiores de recursos do imposto para o município.

Para se habilitarem ao ICMS Turismo, os municípios precisam cumprir uma série de exigências da SETUR-MG, como elaborar e implementar políticas municipais para o setor, possuir e movimentar o Conselho e o Fundo Municipal de Turismo (COMTUR e FUMTUR), fazer parte do circuito turístico regional e promover eventos turísticos, entre outros requisitos.

Além dessas exigências obrigatórias, os municípios recebem uma pontuação extra ao se habilitarem nos critérios de patrimônio cultural e meio ambiente, caso em que Guarda-Mor também se enquadra.

O Circuito Turístico Noroeste das Gerais é integrado por 17 municípios da região, dos quais, apenas sete foram habilitados pela SETUR-MG. “Nossa meta é criar novos projetos e ampliar as atividades turísticas, que além de resultarem em mais repasses de recursos para Guarda-Mor, também aquecem a economia do município”, ressalta o Gestor Municipal de Turismo, Gilson Rodrigues, popular Gilsinho.