A Secretaria de Saúde de Guarda-Mor está dando prosseguimento ao cronograma de cirurgias eletivas e de catarata, procedimentos que foram suspensos durante o período de mais intensidade da pandemia de Covid-19 e foram retomados de forma gradual a partir de maio e junho deste ano.
Neste período, 53 pacientes já foram atendidos com cirurgias eletivas, que são realizadas no Hospital Municipal por médicos especialistas contratados pela Prefeitura de Guarda-Mor.
No caso de cirurgias de catarata, o número de agendamentos chegou a 28, sendo 14 procedimentos já realizados e o restante confirmado ainda para este ano. Esses procedimentos são realizados em Lagoa Formosa e a Secretaria de Saúde fornece transporte gratuito para os pacientes.
Outro serviço de saúde que também voltou a ser intenso é o chamado TFD (Tratamento Fora do Município), para pacientes que necessitam de atendimentos em outras cidades.
“Ainda bem que contamos com a compreensão e a sensibilidade do prefeito Zé Bétio, porque a nossa frota tem rodado uma média de 3.000 quilômetros por dia para atender a demanda desse serviço, o que representa uma despesa bastante expressiva, mas necessária”, avalia o secretário municipal de Saúde, Gilmar Antônio da Silva.