31 AGO 2023
SAÚDE
PREFEITURA DE GUARDA-MOR ORIENTA A POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS TESTES RÁPIDOS: UMA ABORDAGEM EFICIENTE PARA DETECÇÃO DE DOENÇAS.
A Prefeitura Municipal de Guarda Mor, juntamente com a Secretária de Saúde, e Saúde da Família, faz conscientização da população sobre a importância da testagem regular, especialmente entre os grupos de risco, é essencial para manter a saúde pública e reduzir o impacto dessas infecções.

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de você e faça o teste, é seguro, rápido e gratuito.

A detecção precoce de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e hepatites virais é essencial para prevenir complicações de saúde e interromper a transmissão dessas doenças.

Teste Rápido para HIV: O teste rápido para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) é realizado a partir de uma amostra de sangue, geralmente por meio de uma picada no dedo. Ele detecta a presença de anticorpos contra o HIV ou antígenos virais. Resultados positivos preliminares são geralmente confirmados por testes de laboratório adicionais. A detecção precoce do HIV é crucial para iniciar o tratamento adequado e adotar medidas preventivas. Testes regulares são recomendados para pessoas sexualmente ativas, especialmente aquelas com comportamentos de risco.

Teste Rápido para Hepatite B: O teste rápido para Hepatite B visa detectar a presença do antígeno de superfície do vírus (HBsAg) no sangue. Esse antígeno é um marcador-chave da infecção pelo vírus da Hepatite B. A testagem é vital, já que a infecção crônica pode levar a doenças hepáticas graves, incluindo cirrose e câncer de fígado. A vacinação contra Hepatite B é recomendada como medida preventiva, e o teste é aconselhado especialmente para pessoas em grupos de risco, como profissionais de saúde e pessoas com múltiplos parceiros sexuais.

Teste Rápido para Sífilis: A Sífilis é uma IST causada pela bactéria Treponema pallidum. O teste rápido para Sífilis procura a presença de anticorpos produzidos pelo organismo em resposta à infecção. A detecção e tratamento precoces são cruciais para evitar complicações sérias, como danos aos órgãos internos e transmissão vertical (de mãe para filho durante a gravidez). A testagem é recomendada para gestantes, pessoas com múltiplos parceiros sexuais e aquelas com histórico de ISTs.

Teste Rápido para Hepatite C: A Hepatite C é uma infecção viral que pode levar a danos no fígado a longo prazo. O teste rápido para Hepatite C visa detectar a presença de anticorpos contra o vírus. Resultados positivos são geralmente confirmados com testes adicionais. A testagem é vital para identificar indivíduos infectados e encaminhá-los para tratamento apropriado. Embora não exista uma vacina para Hepatite C, a identificação precoce é crucial para prevenir a progressão da doença e suas complicações.