24 AGO 2023
EDUCAÇÃO
JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM MINAS GERAIS: OS CAMINHOS QUE LEVARAM À FORMAÇÃO DE GUARDA-MOR

A Secretária de Educação e Cultura de Guarda-Mor, participa da 9ª Edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado e Cultura e Turismo e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais "Os Caminhos que levaram à formação de Guarda-Mor", essa iniciativa visa aprofundar o entendimento dos jovens sobre as raízes culturais da região, explorando a história, os relatos de viagem e os aspectos geográficos que moldaram a cidade ao longo dos séculos. A Jornada contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social-CRAS/SCFV.

Marcado para o dia 2 de setembro de 2023 às 9h da manhã, o evento promete ser uma experiência enriquecedora para os jovens assistidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), proporcionando um mergulho profundo nos caminhos literários, geográficos e historiográficos que desempenharam um papel crucial na formação de Guarda-Mor.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade única de desfrutar de um piquenique enquanto absorvem histórias fascinantes sobre a região contadas pelo renomado explorador francês Auguste de Saint-Hilaire. Seus relatos de viagem lançaram luz sobre a geografia e a cultura da área, proporcionando uma perspectiva rica e autêntica sobre a história de Guarda-Mor. Além disso, os jovens serão conduzidos a uma experiência extraordinária no Patrimônio Cultural Inventariado pelo município: a Pista de Parapente. De lá, poderão apreciar uma vista panorâmica deslumbrante de toda a cidade e da majestosa Serra dos Pilões, mencionada de maneira vívida nos escritos de Saint-Hilaire.