15 MAI 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
CRAS LANÇA CAMPANHA EM SEU 7º ANO CONSECUTIVO DE ENFRENTAMENTO E COMBATE À VIOLÊNCIA E AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social juntamente com a Rede Proteção Básica, lança a Campanha de Enfrentamento e Combate à Violência e ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A campanha acontecerá na semana de 15 a 19 de maio de 2023.  Com o tema “FAÇA BONITO” Proteja nossas Crianças e Adolescentes. A ação tem como objetivo conscientizar a população guardamorense a denunciar qualquer situação de violência, especialmente à exploração sexual.
 Para alertar sobre os casos suspeitos, os cidadãos podem utilizar o Disque 100 (Disque Direitos Humanos). Além da ligação gratuita, o serviço também pode ser acionado por meio do aplicativo Proteja Brasil, site Humaniza Redes e ainda Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde, CRAS, diretoras de escolas e Polícia Militar.

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA PROTEJA CRAS 2023

DIA 15/05/2023 (SEGUNDA-FEIRA)
ENTREVISTA NA RÁDIO
Horário: 8h: 30min
Maria Lucimara-Secretária Municipal de Desenvolvimento Social
Laís Oliveira-Coordenadora do CRAS

ESCOLA MUNICIPAL PRINCESA ISABEL – COMUNIDADE SUL BRASIL
MANHÃ – Horário: 9h: 00min ás 10h: 00min
Peça Teatral
Fixação das rosinhas símbolo da Campanha no Jardim frente à Escola
Reflexão sobre a Campanha com alunos ministrada pela psicóloga Caroline.
Responsáveis: Equipe Volante.

DIA: 15/05/2023 (SEGUNDA-FEIRA) - ABERTURA E LANÇAMENTO DA CAMPANHA
Horário: 18h00min
Local: CDC
Palestrante- Sabrina Lins Batista psicóloga do CREAS do município de Paracatu/Mg.
DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL DA CAMPANHA (FOLDER, CARTAZES E CAMISETAS, ADESIVO PRA CARRO).
Responsáveis para fixação de cartazes: Agentes de Saúde em cada área específica e Conselheiros Tutelares (nos demais estabelecimentos públicos, entidades e comércio em geral).

DIA: 16/05/2023 (TERÇA-FEIRA)
CEMEI
MANHÃ - Horário: 07h30min às 09h30min
Ação: Teatro em fantoche “A mãozinha” com a música nisso e naquilo.
Reflexão sobre a Campanha com alunos ministrada pela psicóloga Valéria Rosa.
 Responsáveis: Equipe CRAS Fixo, SCFV e Psicóloga Valéria.

ESCOLA MUNICIPAL “DOROTEA BORGES NOVELINO”
MANHÃ - Horário: 10h00min às 11h00min
 Ação: Encenação Teatral Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e Adolescentes.
Reflexão sobre o tema para os alunos, ministrada pela psicóloga Débora Mendes.
Responsáveis: Equipe CRAS Fixo, SCFV e Psicóloga Débora Mendes.

CEMEI
TARDE-Horário: 13h: 00min ás 15h: 00min
Ação: Teatro em fantoche “A mãozinha” com a música nisso e naquilo                               Fixação das rosinhas símbolo da Campanha no Jardim frente à Escola com a música “O seu corpo é um tesourinho!”.
Reflexão sobre a Campanha com alunos ministrada pela psicóloga Valéria Rosa.
Responsáveis: Equipe CRAS Fixo, SCFV e Psicóloga Valéria.

ESCOLA MUNICIPAL “DOROTEA BORGES NOVELINO”
TARDE - Horário: 15h30min às 16h50min
Reflexão sobre o tema para os alunos, ministrada pela psicóloga Poliana Silveira.
Responsáveis: Equipe CRAS Fixo, SCFV e Psicóloga Poliana Silveira.

DIA: 17/05/2023 (QUARTA-FEIRA)

ESCOLA MUNICIPAL DR. SÉRGIO ULHÔA

MANHÃ - Horário: 07h30min às 09h30min
Reflexão sobre o tema para os alunos, ministrada pela psicóloga Juliana Caldeira.
Responsáveis: Equipe CRAS Fixo, SCFV, Psicóloga Juliana Caldeira, Conselho Tutelar e Agentes de Saúde.

ESCOLA MUNICIPAL “MACHADO DE ASSIS” – COMUNIDADE VILA SANTO ANTÔNIO

MANHÃ – Horário: 9h: 00min ás 10h: 00min
Peça Teatral
Fixação das rosinhas símbolo da Campanha no Jardim frente à Escola
Reflexão sobre a Campanha com alunos ministrada pela psicóloga Caroline.
Responsáveis: Equipe Volante.

ESCOLA MUNICIPAL DR. SÉRGIO ULHÔA

TARDE - Horário: 13h00min às 15h0min
Responsáveis: Equipe CRAS Fixo/Volante, SCFV e Psicóloga Juliana Caldeira, Conselho Tutelar e Agentes de Saúde.

DIA: 18/05/2023 (QUINTA-FEIRA)

Ação: Blitz socioeducativa.

1º ponto: 8h às 9h - Entrada próximo ao antigo galpão da  Cocari, Rua Otávio Pereira Guimarães.
Responsáveis: Marielle, Poliana Pereira, Ana Paula de Magalhães, Juliana Caldeira e Kauan.

2º ponto: 8h às 9h - Próximo Rodoviária e a loja Maurício, Rua Otávio Pereira Guimarães.
Responsáveis: Ivone, Andressa, Kamila, Rejane e Breno.

3º ponto: 8h às 9h – Esquina do Conselho Tutelar
Responsáveis: Conselho Tutelar; Equipe Saúde (Agentes Comunitários).

4º ponto : 8h às 9h – Proximidades  do SILO DO LEVI e Posto DWG- Comunidade  BURITI.
Responsáveis: Adriana, Carol e Lucimara.

APAE

TARDE - Horário: 13h30min às 14h30min
Reflexão sobre o tema para os alunos, ministrada pela psicóloga Valéria Rosa.
Responsáveis: Equipe CRAS Volante, SCFV e Psicóloga Valéria Rosa, Conselho Tutelar e Agentes de Saúde.

CODESAR- VILA SANTO ANTÔNIO
Horário: 18h00min
Ação: Palestra para a população - Tema: “FAÇA BONITO” PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLECENTES.
Palestrante: Advogado Municipal Arnaldo Alves da Conceição
Responsáveis: Equipe CRAS Volante

DIA: 19/05/2023 (SEXTA-FEIRA)

ESCOLA ESTADUAL DR. ANTÔNIO RIBEIRO

MANHÃ - Horário: 7h30min às 9h30min
Reflexão sobre o tema para os alunos, ministrada pela psicóloga Kamila Magalhães/Assistente Social Andressa Vital.
Responsáveis: Equipe CRAS Fixo, SCFV, psicóloga Kamila Magalhães, Assistente Social Andressa Vital, Conselho Tutelar e Agentes de Saúde.

TARDE - Horário: 13h00min às 15h00min
Responsáveis: Equipe CRAS Volante, SCFV, psicóloga Kamila Magalhães, Assistente Social Andressa Vital, Conselho Tutelar e Agentes de Saúde.

OBS: Durante o mês de maio será disponibilizado semanalmente vídeos/imagens informativos sobre a Campanha Proteja nas redes sociais e nos grupos de whatsApp.